Manejo do solo e os benefícios para infiltração de água no solo

Os pesquisadores Júlio Franchini e Henrique Debiasi da Embrapa Soja mostram como manejar adequadamente o solo pode melhorar o crescimento das raízes e a infiltração de água.

No vídeo ao final do conteúdo alguns pontos chamam a atenção com relação a Brachiaria.

Fazendo algumas simulações de chuvas, sendo uma de 55mm, na área a qual a cultivar anterior foi brachiaria, a quantidade de 54,2 mm se infiltrou, perdendo somente 0.8 mm. Por sua vez, na área ausente de brachiaria – com somente 1 ano, sendo que nos demais houve rotação – 17 mm foram perdidos.

Dessa maneira, na metade do pedaço onde a brachiaria foi cultivada as raízes da soja entranharam 1.4 metros da terra, representando cerca de 2 cm de crescimento diariamente. Além disso, ocupando de forma uniforme o solo e extraindo o máximo de utilização da água que foi disposta.

Por sua vez o sistema radicular ficou limitado a 0.7 m de penetração em solo compactado sem o cultivo da brachiaria. Ou seja, somente a metade do terreno utilizado quando a brachiaria foi plantada antes a soja.

Já no solo descompactado e com o cultivo de brachiaria, houve infiltração total da água. Sendo assim, pode-se dizer que toda chuva adentrou ao solo e pode ser usada pela planta para otimizar a produção.

Confira o vídeo abaixo e veja o resultado do experimento.

Leave a Comment

Sementes Mineirão

Atuamos como produtora de sementes de forrageiras tropicais com sede na cidade de Unaí, em Minas Gerais. Nossas atividades deram início em 1995 tendo como parceiro a Embrapa Cerrados.

Contato

Rua Sabará, 153 Bairro Cruzeiro Unaí-MG
Telefone:  (38) 3676-8000

Associado/Parceria

A Mineirão Sementes para Pastagem, sendo uma empresa Associada Ouro da UNIPASTO, tem como objetivo auxiliar na busca da excelência das sementes forrageiras nacionais, trazendo soluções para o combate à pirataria e a multiplicação e comercialização ilegal de cultivares protegidas.

Siga-nos

Como chegar: