Pesquisas Científicas

A geração e adoção de informações e novas tecnologias sempre foi um diferencial da Mineirão Sementes. Tal atuação visa acompanhar a evolução da agricultura, aperfeiçoando as práticas agrícolas de forrageiras e o desempenho produtivo das áreas cultivadas, com foco na eficiência produtiva de nossas sementes e na sustentabilidade dos recursos naturais. O sucesso dos avanços tecnológicos depende, além dos insumos, do constante aperfeiçoamento técnico das pessoas, sendo um aspecto necessário para o avanço da profissionalização da agricultura brasileira com uma visão de futuro do negócio agrícola.

Para ter acesso aos artigos abaixo, é necessário o uso de um software ou aplicativo visualizador de PDF.

Links e repositórios de pesquisas científicas:

Artigo: Manejo do solo para redução das perdas de produtividade pela seca

Autores: Julio Cezar Franchini, Henrique Debiasi, Antonio Sacoman, Alexandre Lima Nepomuceno e José Renato Bouças Farias.

Resumo: Nesse documento são apresentados e discutidos os resultados de pesquisa referentes ao manejo do solo e da cultura da soja, obtidos em condições experimentais na Embrapa Soja e em condições de lavoura em unidades de referência tecnológica conduzidas pela Embrapa Soja e Cooperativa Cocamar. Tais informações serão úteis para subsidiar decisões a serem tomadas em nível de produtor, para minimizar os efeitos da seca na sustentabilidade de produção de culturas produtoras de grãos, como as da soja e do milho, e de pastagens com espécies forrageiras tropicais.

Artigo: Integração lavoura-pecuária: a cultura do girassol consorciada com Brachiaria ruziziensis

Autores: Alexandre Magno Brighenti, Fausto de Souza Sobrinho, Thiago Rodrigues Costa, Wadson Sebastião Duarte da Rocha, Carlos Eugênio Martins, Leonardo Henrique Ferreira Calsavara.

Resumo: A integração lavoura-pecuária (ILP) agrega sistemas produtivos diversificados de grãos, fibras, carne e leite implantados numa mesma área em consórcio, sucessão ou rotação. Esse sistema procura maximizar a utilização dos ciclos biológicos das plantas e animais e promover melhor utilização dos efeitos residuais de corretivos e nutrientes, visando, ainda, minimizar e otimizar a utilização de produtos químicos, aumentar a eficiência na utilização de máquinas, equipamentos e mão-de obra, gerar emprego e renda, além de melhorar as condições sociais no meio rural e reduzir os impactos ao meio ambiente.

Artigo: Penetração e Desenvolvimento de Meloidogyne incognita, M. javanica e Heterodera glycines em Quatro Gramíneas Forrageiras.

Autores: Cláudia R. Dias-Areiera, Silmar Ferraz, Leandro G. Freitas e Edson Hiydu Mizobutsi.

Resumo: Trabalho que atesta que M. incognita, M.javanica e H.glycines não passa de Juvenil J2 em Brachiarias, mas pode chegar a fêmeas férteis em Andropogon.

Artigo: Influência da distribuição espacial do milho e da Brachiaria brizantha consorciados sobre a população de plantas daninhas em sistema plantio direto na palha.

Autores: Borghi, E, Costa, N.V, Crusciol, C.A.C e Mateus, G.P

Resumo: O cultivo consorciado de milho com forrageiras tropicais no sistema plantio direto na palha pode diminuir a incidência de plantas daninhas em decorrência da elevada produção de fitomassa e da alelopatia proporcionada pela deposição superficial de palha no solo. Este trabalho objetivou avaliar a influência da distribuição espacial da cultura do milho com Brachiaria brizantha, cultivados em consórcio no sistema plantio direto na palha, sobre a população de plantas daninhas.

Artigo: Controle do mofo-branco com palhada e Trichoderma harzianum 1306 em soja

Autores: Claudia Adriana Görgen, Américo Nunes da Silveira Neto, Luciana Celeste Carneiro, Vilmar Ragagnin e Murillo Lobo Junior

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da cobertura vegetal com palhada de Brachiaria ruziziensis, da aplicação de Trichoderma harzianum 1306 e da interação entre esses métodos na redução da densidade de inóculo de Sclerotinia sclerotiorum, na incidência de mofo-branco e na produtividade da soja. As avaliações foram realizadas entre 2006 e 2008 em Jataí, GO, em lavoura comercial, com média de 136,08 escleródios do patógeno m-2. Em março e outubro de 2006, foram aplicados 0, 0,5, 1 e 1,5 L ha-1 do inóculo de T. harzianum 1306 (2×109 esporos viáveis mL-1) em parcelas cultivadas com e sem B. ruziziensis. Após dessecação da braquiária com glifosato (2,5 L ha-1) e plantio da soja ‘M-Soy 6101’ sobre 10,1 Mg ha-1 de palhada, verifi cou-se redução de 98% de apotécios.

Artigo: Grau de agregação de um latossolo sob diferentes níveis de compactação e coberturas vegetais em sucessão à soja.

Autores: Tonon, B.C, Nogueira, M.A, Debiasi, H, Moraes, M.T, Ortiga, C, Franchini, J.C, Balbinot Junior, A.A

Resumo: O sistema plantio direto (SPD) é reconhecido como uma prática importante para a sustentabilidade dos agroecossistemas brasileiros, sobretudo na produção de grãos, como a soja. No entanto, a formação de camadas com maior grau de compactação tem sido comumente observada em áreas sob SPD. As modificações na qualidade física do solo ocasionadas pela compactação podem diminuir a produtividade da soja, especialmente em anos secos (TORRES & SARAIVA, 1999). O uso de sistemas de rotação de culturas envolvendo espécies vegetais com alta produção de fitomassa da parte aérea e raízes, como a braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis) e a aveia preta (Avena strigosa), constitui-se em uma opção para a redução do grau de compactação do solo (FRANCHINI et al., 2011).

Artigo: Desafios da fertilidade do solo na região do cerrado – Manejo Biológico do Solo.

Autores: Fernando Dini Andreote

Resumo: As associações entre plantas e microorganismos TAMPONAM o sistema produtivo, tornando este MENOS SUSCETÍVEL AOS ESTRESSES e menos dependente do suprimento artificial das necessidades das plantas.

Vídeos e ensaios científicos:

Sementes Mineirão

Atuamos como produtora de sementes de forrageiras tropicais com sede na cidade de Unaí, em Minas Gerais. Nossas atividades deram início em 1995 tendo como parceiro a Embrapa Cerrados.

Contato

Rua Sabará, 153 Bairro Cruzeiro Unaí-MG
Telefone:  (38) 3676-8000

Associado/Parceria

A Mineirão Sementes para Pastagem, sendo uma empresa Associada Ouro da UNIPASTO, tem como objetivo auxiliar na busca da excelência das sementes forrageiras nacionais, trazendo soluções para o combate à pirataria e a multiplicação e comercialização ilegal de cultivares protegidas.

Siga-nos

Como chegar: