Brachiaria Xaraés

O capim Xaraés, também conhecido como MG-5, capim vitória e toledo, é um cultivar Brachiaria brizantha, de Burundi, na África. Após 15 anos de pesquisa, mais precisamente em 2003, foi coletado pela Embrapa. Tem como suas principais vantagens sua alta produtividade, especialmente de folhas, rápida rebrota e florescimento tardio, o que prolonga o período de pastejo até à seca.

Além disso, o capim Xaraés apresenta bom valor nutritivo e alta capacidade de suporte, resultando em uma produtividade animal por hectare cerca de 20% maior em relação à Brachiaria brizantha cv. Marandu. Adapta-se a solos com média e alta fertilidade e apresenta tolerância a solos levemente úmidos. Sua temperatura ideal para o crescimento é de 30°C a 35°C, com temperatura mínima de 15°C.

Sua principal Vvntagem é ter elevada produtividade (folhas) e, adaptar-se bem a solos arenosos.

Diferenciais da Semente

Esse cultivar é originado da África, mais precisamente Burundi, país localizado ao leste do continente africano.

Seu crescimento se dá em forma de touceira com talos prostrados, que podem se enraizar quando em maior contato como o solo. Pode atingir até 1,60 m de altura. As folhas são lanceoladas com pouca pubescência, com inflorescência em forma de panícula que mede de 40 cm a 50 cm e geralmente com 4 racemos.

Seu valor nutritivo é superior ao da Brachiaria brizantha cv MG-4. Apresenta excelente palatabilidade e digestibilidade. É resistente à “cigarrinha-das-pastagens”. Exige solos de média a alta fertilidade. Por apresentar ciclo vegetativo maior apresenta melhor qualidade no período da seca, em comparação às demais Brachiarias.

O alto potencial produtivo e alta taxa de crescimento que caracterizam esse capim, exigem manejo cuidadoso em especial no que tange a taxa de lotação, por ser mais alta que o capim-braquiarão, a fim de evitar o crescimento excessivo das plantas e consequente acamamento dos colmos e rejeição das folhas mais velhas pelos animais. Suas formas de utilização são usadas tanto para pastejo direto como para silagem.

Conheça também a linha fosfatada para uso na pecuária. Com a linha fosfatada da Mineirão Sementes, sua produção pode obter excelentes resultados!

Clique aqui e conheça o nosso diferencial de mercado.

Informações Técnicas

Hábito de crescimento Semi-ereto
Estolonífera Não
Exigência em fertilidade Média
Saturação de bases esperada 40% (mínimo)
Responsividade á adubação Alta
Tolerância à acidez do solo Média
Tolerância à seca Média
Tolerância à frio Baixa
Tolerância ao encharcamento Baixa
Precipitação (mm) >800
Altitude Até 2000
Resist. à Cigarrinha das Pastagens Média
Taxa de semeadura (Kg SPV/HÁ) 4,5 a 6,5
Profundidade de semeadura (cm) 3 a 6
Facilidade/Rapidez cobertura/ solo Alta
Produt.MS (ton MS/há/ano) 10 a 24
Proteína bruta (%MS) 6 a 10
Digestibilidade (%MS) 50 a 60
Hospedabilidade – P.brachyuruse P.zeae (em relação ao milho ou soja) Média
Media Hospedabilidade – M.incógnita,M.Javanica,H.Glycinese, R. Reniformis (em relação á soja) Baixa
Facilidade de consorciamento com gramíneas anuais Desfavorável
Facilidade de consorciamento com leguminosas anuais Desfavorável
Tolerância ao sombreamento Média
Facilidade de dessecação Baixa

Sementes Mineirão

Atuamos como produtora de sementes de forrageiras tropicais com sede na cidade de Unaí, em Minas Gerais. Nossas atividades deram início em 1995 tendo como parceiro a Embrapa Cerrados.

Contato

Rua Sabará, 153 Bairro Cruzeiro Unaí-MG
Telefone:  (38) 3676-8000

Associado/Parceria

A Mineirão Sementes para Pastagem, sendo uma empresa Associada Ouro da UNIPASTO, tem como objetivo auxiliar na busca da excelência das sementes forrageiras nacionais, trazendo soluções para o combate à pirataria e a multiplicação e comercialização ilegal de cultivares protegidas.

Siga-nos

Como chegar: