Agricultura no Brasil

A época de plantio tradicionalmente utilizada na implantação de pastagens é bastante ampla, vai desde as primeiras chuvas, no início de setembro, até março.

São diversos os fatores que levam os produtores a plantarem em diferentes épocas. Muitos plantios são feitos tardiamente devido à impossibilidade de completarem o preparo do solo em tempo hábil ou à falta de sementes na época mais adequada. Muitas vezes, a falta de equipamentos ou mão-de-obra está associada ao desenvolvimento de outras atividades nas fazendas.

Muitos produtores, além da criação de bovinos, se dedicam à agricultura utilizando o maquinário para o plantio das lavouras na época adequada a estas, o que coincide com a das pastagens. O plantio das forrageiras é feito então, antes ou após o das lavouras, mesmo não sendo estas as épocas mais adequadas.

Outros levam em conta também sua preferência ou a experiência pessoal ou de outros produtores. Como exemplo disso, tem-se os plantios baseados em observações, que toleram uma ampla faixa de plantio, de agosto a março, mas isto não e válido para todas as espécies.

A época de plantio é importante e deve ser considerada para uma boa germinação da semente e rápida formação da pastagem. Dessa forma, ocorrem menores perdas de solo por erosão e utilização mais rápida da pastagem. Outra medida usada para reduzir a erosão e o plantio no final das chuvas, obtendo-se apenas um crescimento inicial da pastagem que completará a sua formação no início da estação chuvosa seguinte, cobrindo rapidamente o solo e evitando assim a erosão.

Leave a Comment